CURSOS E RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
CLARA GOUVÊA
INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Dentro e fora do núcleo pesquisa dança contemporânea, com foco na improvisação, na composição coreográfica, e no contato improvisação. Mestranda em Artes Cênicas pelo IA/Unesp – SP. Bacharel e licenciada em dança pela Unicamp. Em janeiro de 2005 realizou uma residência no Coletivo La Vitrina em Santiago do Chile. Foi em 2005 no Estúdio Nova Dança que começou a profundar-se na linguagem da improvisação. Atualmente também participa como artista convidada da Balangandança Cia, onde pesquisa dança contemporânea para crianças, nos espetáculos Brincos & Folias, Dança em Jogo, álbum das figurinhas, Ninhos e Presente! feito da gente. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação do espetáculo Um corpo que não aguenta mais (2007). Em 2008 e 2011 trabalhou como intérprete criadora dos espetáculos Oversized e Attikotti sob direção de Alice K, inspirado no trabalho da coreógrafa e bailarina Anzu Furukawa. É intérprete-criadora do espetáculo O que resta de quatro do Núcleo Cinematográfico de Dança (2010/ 2012). E foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PROJETOS E ESPETÁCULOS
CAROLINA CALLEGARO | INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Seus principais interesses como pesquisadora da dança são a Improvisação, pensada como estratégia de composição dramatúrgica do corpo e da cena, e o Contato Improvisação, técnica que começou a estudar em 2005, no Estúdio Nova Dança. Antes disso, se graduou no bacharelado e na licenciatura em dança na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação da peça Um corpo que não aguenta mais (2007); foi bailarina e criadora da Cia. Perdida, dirigida por Juliana Moraes, de 2008 a 2013, onde atuou em Peças curtas para desesquecer (2012) e (depois de) Antes da Queda (2008); e foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PUNTEAR PESQUISA
PARTILHAS POÉTICAS EM CONTATO
As Partilhas Poéticas em Contato foram criadas através do desenvolvimento do projeto Espaço Entre, contemplado na 23a. Edição do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. Neste projeto, o grupo fez um mergulho no estudo da dança do Contato Improvisação e na linguagem da improvisação, através de pesquisas tanto práticas quanto teóricas, experimentando e aprofundando seus fundamentos, para então propor aberturas deste processo de pesquisa ao público, procurando estabelecer um diálogo frutífero que contribuiu tanto para a própria pesquisa de linguagem do grupo quanto para a formação artística do público em geral. As Partilhas Poéticas em Contato propõem um questionamento sobre os limites tênues entre um espetáculo finalizado e seu processo de criação e pesquisa, diluindo os limites que os separam, propondo um formato de apresentação em que a investigação em tempo real está aberta ao espectador. Portanto, têm em seu fundamento este “espaço entre”, propondo algo que se constrói a partir dos encontros, encarando o espectador não como alguém passivo, mas sim ativo e participante da dança criada, estabelecendo uma relação de maior proximidade entre o artista e o espectador. Após cada apresentação, é proposta uma roda de conversa para compartilharmos impressões e questionamentos, instigando assim um pensar conjunto sobre as propostas do trabalho.
Os princípios do Contato Improvisação norteiam a criação que ocorre em tempo real, abordando assim temáticas como a queda, a vulnerabilidade, a instabilidade, o risco, levando a uma dança que se baseia em uma escuta apurada entre os participantes e a um profundo senso de responsabilidade e de confiança entre todos. Os bailarinos estão mais expostos, sendo afetados no momento presente, fazendo com que o espectador possa ver surgir no aqui e agora uma dança a partir dos encontros.
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO | Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros
INTÉRPRETES_CRIADORES | Alex Ratton , Ciro Godoy, Cristiano Karnas, Clara Gouvêa, Laila Padovan e Larissa Salgado
ORIENTAÇÃO DE PESQUISA EM CONTATO IMPROVISAÇÃO | Cristiano Karnas
MÚSICOS CONVIDADOS | Sandra Ximenez, Rui Barossi, Ramiro Murillo e Luiz Gayot