CURSOS E RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
CLARA GOUVÊA
INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Dentro e fora do núcleo pesquisa dança contemporânea, com foco na improvisação, na composição coreográfica, e no contato improvisação. Mestranda em Artes Cênicas pelo IA/Unesp – SP. Bacharel e licenciada em dança pela Unicamp. Em janeiro de 2005 realizou uma residência no Coletivo La Vitrina em Santiago do Chile. Foi em 2005 no Estúdio Nova Dança que começou a profundar-se na linguagem da improvisação. Atualmente também participa como artista convidada da Balangandança Cia, onde pesquisa dança contemporânea para crianças, nos espetáculos Brincos & Folias, Dança em Jogo, álbum das figurinhas, Ninhos e Presente! feito da gente. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação do espetáculo Um corpo que não aguenta mais (2007). Em 2008 e 2011 trabalhou como intérprete criadora dos espetáculos Oversized e Attikotti sob direção de Alice K, inspirado no trabalho da coreógrafa e bailarina Anzu Furukawa. É intérprete-criadora do espetáculo O que resta de quatro do Núcleo Cinematográfico de Dança (2010/ 2012). E foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PROJETOS E ESPETÁCULOS
CAROLINA CALLEGARO | INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Seus principais interesses como pesquisadora da dança são a Improvisação, pensada como estratégia de composição dramatúrgica do corpo e da cena, e o Contato Improvisação, técnica que começou a estudar em 2005, no Estúdio Nova Dança. Antes disso, se graduou no bacharelado e na licenciatura em dança na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação da peça Um corpo que não aguenta mais (2007); foi bailarina e criadora da Cia. Perdida, dirigida por Juliana Moraes, de 2008 a 2013, onde atuou em Peças curtas para desesquecer (2012) e (depois de) Antes da Queda (2008); e foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PUNTEAR PESQUISA
CIDADE TEMPORAL
Realizado em 2020-2021 através do Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, o Projeto Cidade Temporal, nasceu do desejo da Cia. em buscar um diálogo mais direto com habitantes da cidade de São Paulo, procurando ampliar a pesquisa em relação a dança e os espaços urbanos para além de apenas uma faixa etária e indo ao encontro de uma criação que se dê no contato próximo entre diferentes gerações. No entanto, com o advento da pandemia da Covid-19 e o isolamento social, tivemos o desafio de adaptar e encontrar nas bases do projeto como seria possível realizá-lo no momento atual; tempo de desafios profundos para todos nós e para as artes da cena. Assim, o que antes seria a poética do encontro entre a cidade e as pessoas, transformou-se em uma imersão nos espaços das casas e estas no centro poético das expressividades possíveis, lugares de encontros entre pessoas que, mediadas por telas, fizeram de suas casas salas de ensaio, espaços cênicos para experimentações e criações. Adensamos as investigações da relação corpo-casa de cada geração (crianças, adolescentes, adultos e idosos) entre cômodos e incômodos, entre poéticas e devaneios, através de Residências Artísticas com cada um desses grupos, e, finalmente, em uma Residência Artística Intergeracional. Ao longo das Residências, nós, integrantes da cia., em conjunto com os residentes-criadores produzimos vídeos, fotos, desenhos, textos a partir de propostas de criação em perspectivas singulares e plurais sobre corpo, dança, casa, cidade, isolamento social e temporalidades, resultando na criação de um videodança a cada residência realizada. Esperamos que estas produções reflitam a riqueza de encontros partilhados em cada residência e ressoem o momento delicado que estamos vivendo de emoções a flor da pele, de indignação, de acolhimento e afetos, de poéticas e devaneios que afloraram entre pares da mesma geração e entre gerações. Nós fomos atravessados pela força de vida de cada uma, de cada um, e juntos criamos “cartas ao tempo” dançantes sobre esta travessia. Estas produções deram origem a Mostra “Tempo Submerso: entre cômodos e incômodos”, com a exibição dos videodanças: “Poéticas da Casa”; “Já”; “Inventam Caminhos” e “Mirabolantes”.
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO DO PROJETO | Cia. Damas Em Trânsito E Os Bucaneiros
NÚCLEO ARTÍSTICO | Alex Ratton, Ciro Godoy, Clara Gouvêa, Laila Padovan e Larissa Salgado
COORDENAÇÃO RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ADULTOS | Laila Padovan
COORDENAÇÃO RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ADOLECENTES | Ciro Godoy
COORDENAÇÃO RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ADULTOS 60+ | Laila Padovan
COORDENAÇÃO RESIDÊNCIA ARTÍSTICA CRIANÇAS | Clara Gouvêa
COORDENAÇÃO RESIDÊNCIA ARTÍSTICA INTERGERACIONAL | Alex Ratton
PROVOCAÇÃO TEÓRICA | Laila Padovan
OFICINAS DE CONSCIÊNCIA CORPORAL E INVESTIGAÇÃO DO MOVIMENTO | Daniel Calmon
PROVOCAÇÃO CÊNICA | Ana Terra
DESIGNER GRÁFICO | Fernando Sciarra
DIREÇÃO DOS VIDEODANÇAS “POÉTICAS DA CASA” e “INVENTAM CAMINHOS”| Laila Padovan e Mariana Sucupira
DIREÇÃO DO VIDEODANÇA “JÁ!” | Ciro Godoy e Mariana Sucupira
DIREÇÃO DO VIDEODANÇA “MIRABOLANTES” | Clara Gouvêa e Mariana Sucupira
DIREÇÃO DO VIDEODANÇA “TEMPO SUBMERSO” | Alex Ratton e Mariana Sucupira
EDIÇÃO DOS VIDEODANÇAS | Mariana Sucupira
TRILHA SONORA ORIGINAL | Ramiro Murilo
ASSESSORIA DE IMPRENSA | Lu Cassas
MÍDIAS SOCIAIS | Agência O raio
WEBDESIGNER SITE DA CIA. | Caio Caseiro
PRODUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO PROJETO | Mariana Pessoa
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO | Alexandre Medeiros