RESIDÊNCIA INTERGERACIONAL

FAIXA ETÁRIA | 4 A 80 ANOS

Como atividade pertencente ao projeto “Cidade Temporal”, a residência intergeracional reuniu 29 residentes criadores que participaram dos grupos geracionais anteriores, crianças, adolescentes, adultos e idosos para um processo coletivo de criação, no qual puderam partilhar suas experiências a partir de suas proximidades e distâncias. Muito raramente temos esta oportunidade de união intergeracional e de criar conjuntamente, de estabelecer diálogos que contemplem seus modos de ser e estar no mundo, um desafio e tanto, encarado por nós e os residentes criadores. Neste caminho, fomos abrindo as telas-janelas e nossas casas para que fossem vividas e iluminadas por esta multiplicidade de olhares, de corpos, espaços e inspirações. 

Ar, fogo, terra e água foram os elementos, sementes que germinaram distintos embates, encontros entre corpo-mundo-imaginário, os quais expandidos pela potência ígnea de temas poéticos eleitos – porta, cozinha, árvore e onírico – ordenaram o reagrupamento dos residentes criadores a partir de seus interesses nestas palavras e seus sentidos, que ultrapassando seu emprego cotidiano, oportunizaram momentos de entrega à imaginação e ao devaneio, promovendo experiências várias em suas dimensões subjetivas e intersubjetivas neste processo de concepções coletivas de imagens poéticas.

VIDEODANÇA "TEMPO SUBMERSO"

Em Tempo Submerso o desafio foi trazer as dessemelhanças nas relações corpo-casa vividas em cada residência e colocá-las em diálogos numa criação coletiva que contou com pessoas de faixas etárias distintas. Esta pesquisa nos levou a perceber como foco transversal do processo de criação a temporalidade, compreendendo o corpo como algo em constante movimento e transformação, que vive o tempo como condição de sua existência. Assim, nos interessou as diferentes apropriações do espaço-tempo da casa realizadas por seus habitantes, com múltiplas idades e corporeidades. Dar voz a essa diversidade, respeitando as alteridades e valorizando-as foi a premissa que orientou um espaço coletivo para esta conversa entre gerações.

FICHA TÉCNICA

COORDENAÇÃO DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA | Alex Ratton

DIREÇÃO DO VIDEODANÇA | Alex Ratton e Mariana Sucupira

EDIÇÃO DO VIDEODANÇA | Mariana Sucupira

NÚCLEO ARTÍSTICO | Alex Ratton, Ciro Godoy, Clara Gouvea, Laila Padovan e Larissa Salgado

RESIDENTES CRIADORES | Helena Solano Aguiar, Luísa Labaki, Mirela Stinghel, Nina Siman Pessoa, Olga Dojscar Landim, Pedro Gabriel Padovan Crochik, Sofia Michelli Pederiva, Sophia Ailez Lopes Mendonça, Violeta Salgado Karnas, Anna Laura Padovan, Ana Beatriz Gomes da Silva, Joana Navarro, Kamylla Ribeiro, Thales da Cunha Glória, Caio Zanuto, David Nery, Laís Rosa, Leonardo Crochik, Maria Júlia Kaiser, Marianna Perna, Monica Yumi, Victor Ferrari, Julia Lara Lima, Ana Stela Cruz, Cilô Lacava, Eliana Bolanho, José Risk, Stela Alves, Sumiko Arimori.

TRILHA SONORA ORIGINAL |  Ramiro Murilo

PRODUÇÃO | Mariana Pessoa