CURSOS E RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
CLARA GOUVÊA
INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Dentro e fora do núcleo pesquisa dança contemporânea, com foco na improvisação, na composição coreográfica, e no contato improvisação. Mestranda em Artes Cênicas pelo IA/Unesp – SP. Bacharel e licenciada em dança pela Unicamp. Em janeiro de 2005 realizou uma residência no Coletivo La Vitrina em Santiago do Chile. Foi em 2005 no Estúdio Nova Dança que começou a profundar-se na linguagem da improvisação. Atualmente também participa como artista convidada da Balangandança Cia, onde pesquisa dança contemporânea para crianças, nos espetáculos Brincos & Folias, Dança em Jogo, álbum das figurinhas, Ninhos e Presente! feito da gente. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação do espetáculo Um corpo que não aguenta mais (2007). Em 2008 e 2011 trabalhou como intérprete criadora dos espetáculos Oversized e Attikotti sob direção de Alice K, inspirado no trabalho da coreógrafa e bailarina Anzu Furukawa. É intérprete-criadora do espetáculo O que resta de quatro do Núcleo Cinematográfico de Dança (2010/ 2012). E foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PROJETOS E ESPETÁCULOS
CAROLINA CALLEGARO | INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Seus principais interesses como pesquisadora da dança são a Improvisação, pensada como estratégia de composição dramatúrgica do corpo e da cena, e o Contato Improvisação, técnica que começou a estudar em 2005, no Estúdio Nova Dança. Antes disso, se graduou no bacharelado e na licenciatura em dança na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação da peça Um corpo que não aguenta mais (2007); foi bailarina e criadora da Cia. Perdida, dirigida por Juliana Moraes, de 2008 a 2013, onde atuou em Peças curtas para desesquecer (2012) e (depois de) Antes da Queda (2008); e foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PUNTEAR PESQUISA
DEVANEIOS DA CASA | MOVIMENTOS ENTRE LEMBRANÇAS E DESEJOS
FAIXA ETÁRIA | ACIMA DE 60 ANOS
Como atividade pertencente ao projeto “Cidade Temporal”, a residência, voltada para pessoas acima de 60 anos, propôs a experimentação da casa cotidiana de maneira sensível, resignificando-a com novas maneiras de ocupá-la, através da ativação e sensibilização dos sentidos do corpo (tato, visão, olfato, audição e paladar), Em meio ao isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, pudemos vivenciar por meio virtual trocas afetivas e criativas entre os participantes, com o estabelecimento de um ambiente de acolhimento e de afeto que possibilitou lindas danças, histórias, desenhos e relatos. Nesse estado de muita confiança entre o grupo, fomos aos poucos revelando as camadas inconscientes da casa, passando por espaços de memórias e de desejos. Dançamos a nossa casa natal, nos transportamos para a casa onírica onde habita nossos desejos. Sentimos o vento, escrevemos cartas de saudades e assim, permeados por sensações a flor da pele, compartilhamos nossos movimentos entre lembranças e desejos. Em um fluxo entre imagens cotidianas e oníricas, cada residente criador produziu vídeos dessas experimentações; materiais que deram origem ao videodança “Inventam Caminhos”.
VIDEODANÇA "INVENTAM CAMINHOS"
Crianças, passarinhos e andarilhos são os condutores de uma caminhada que, através do gesto e da dança, passam deixando rastros, pegadas, murmúrios. Imagens efêmeras que se fundem, se encontram, se separam, contam fragmentos de histórias e experimentam imagens fantásticas de uma casa onírica. A ventania que atravessa a janela atravessa também os corpos, habitando-os de todo um universo que entra e invade a casa. Cada passo revela um passo seguinte, e outro, e outro, em uma história que se constrói caminhando.
FICHA TÉCNICA
COORDENAÇÃO DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA | Laila Padovan
DIREÇÃO DO VIDEODANÇA | Laila Padovan e Mariana Sucupira
EDIÇÃO DO VIDEODANÇA | Mariana Sucupira
NÚCLEO ARTÍSTICO | Alex Ratton, Ciro Godoy, Clara Gouvea, Laila Padovan e Larissa Salgado
RESIDENTES CRIADORES | Ana Medeiros, Ana Stela Cruz, Cilô Lacava, Eliana Bolanho,
Eunice Campanha, José Risk, Stela Alves e Sumiko Arimori.
TRILHA SONORA ORIGINAL | Ramiro Murilo
VOZ EM OFF | Laila Padovan
TEXTO | “Memórias Inventadas” de Manuel de Barros
PRODUÇÃO | Mariana Pessoa