CURSOS E RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
CLARA GOUVÊA
INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Dentro e fora do núcleo pesquisa dança contemporânea, com foco na improvisação, na composição coreográfica, e no contato improvisação. Mestranda em Artes Cênicas pelo IA/Unesp – SP. Bacharel e licenciada em dança pela Unicamp. Em janeiro de 2005 realizou uma residência no Coletivo La Vitrina em Santiago do Chile. Foi em 2005 no Estúdio Nova Dança que começou a profundar-se na linguagem da improvisação. Atualmente também participa como artista convidada da Balangandança Cia, onde pesquisa dança contemporânea para crianças, nos espetáculos Brincos & Folias, Dança em Jogo, álbum das figurinhas, Ninhos e Presente! feito da gente. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação do espetáculo Um corpo que não aguenta mais (2007). Em 2008 e 2011 trabalhou como intérprete criadora dos espetáculos Oversized e Attikotti sob direção de Alice K, inspirado no trabalho da coreógrafa e bailarina Anzu Furukawa. É intérprete-criadora do espetáculo O que resta de quatro do Núcleo Cinematográfico de Dança (2010/ 2012). E foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PROJETOS E ESPETÁCULOS
CAROLINA CALLEGARO | INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Seus principais interesses como pesquisadora da dança são a Improvisação, pensada como estratégia de composição dramatúrgica do corpo e da cena, e o Contato Improvisação, técnica que começou a estudar em 2005, no Estúdio Nova Dança. Antes disso, se graduou no bacharelado e na licenciatura em dança na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação da peça Um corpo que não aguenta mais (2007); foi bailarina e criadora da Cia. Perdida, dirigida por Juliana Moraes, de 2008 a 2013, onde atuou em Peças curtas para desesquecer (2012) e (depois de) Antes da Queda (2008); e foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PUNTEAR PESQUISA
POÉTICAS DA CASA | DO PORÃO AO SÓTÃO, ENTRE CÔMODOS E INCÔMODOS
FAIXA ETÁRIA | 18 A 60 ANOS
Como atividade pertencente ao projeto “Cidade Temporal”, a residência se iniciou em maio de 2020, em meio a um momento turbulento em que estávamos descobrindo os primeiros impactos da pandemia da Covid-19 e nos adaptando às restrições de um isolamento social. Por isso, em parceria de criação, os residentes criadores e os integrantes da Cia foram investigando a cada encontro formas de comunicação criativa no meio virtual, para traçar relações poéticas a partir da escuta do corpo e dos espaços cotidianos da casa. Assim, encontramos nossas casas, casas-corpos dando vazão criativa e vital para este momento de incertezas. Em meio a uma grande riqueza de imagens poéticas, descobrimos múltiplos universos subjetivos e suas relações com suas moradas. O espaço da casa nos atravessou e se tornou toda uma cidade interior, que aos poucos se revelava entre seus cômodos e incômodos, entre o porão e o sótão. Buscamos inspiração nas reflexões de Gaston Bachelard em seu livro “A Poética do Espaço”, abordando a materialidade do imaginário, redescobrindo o espaço de nossa casa para além de seu uso cotidiano, permitindo-nos povoá-la de devaneios e imagens fantásticas. A produção em vídeo realizada durante a residência, deu origem a série de videodanças “Poéticas da Casa”, dividida em cinco episódios: 1. O Porão;
2. Entre Cômodos e Incômodos; 3. Respiro; 4. Dos Limites; 5. Devaneios do Sótão.
VIDEODANÇA "POÉTICAS DA CASA"
Em uma jornada do porão ao sótão, o videodança, dividido em cinco episódios, toma a casa como protagonista ao desvelar, através do gesto e da dança, suas camadas, partindo do seu inconsciente, seus lados sombrios e esquecidos, suas entranhas, passando pelo cotidiano repetitivo, suas portas, passagens, cômodos e incômodos, extrapolando seus limites no encontro com a natureza e a cidade, e culminando na vivência de uma casa onírica, construída através de nossos devaneios.
FICHA TÉCNICA
COORDENAÇÃO DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA | Laila Padovan
DIREÇÃO DO VIDEODANÇA | Laila Padovan e Mariana Sucupira
EDIÇÃO DO VIDEODANÇA | Mariana Sucupira
NÚCLEO ARTÍSTICO | Alex Ratton, Ciro Godoy, Clara Gouvea, Laila Padovan e Larissa Salgado
RESIDENTES CRIADORES | Ana Garbuio, Andrea Lomardo, Andrea Vasconcelos, Barbara Ivo, Barbara Serafim, Belister Paulino, Bruna Amano, Caio Zanuto, Carolina Camargos, Catharina Glória, Daniele Laje, David Nery, Eduardo Bordinhon, Elinaide Alves, Isadora Lobo, Izabel Martinelli, Janaína Rosalen, Jonas Hory, Julia Lara Lima, Juliana Tarumoto, Laís Rosa, Leonardo Crochik, Luz Francisco de Barros, Mar Mendes, Maria Júlia Kaiser, Mariana Balsalobre, Mariana Facanali, Marianna Perna, Marília Persoli, Monica Yumi, Paulo Carpino, Renata Carvalho, Renato Teixeira, Victor Ferrari, Victor Isidro, William Raphael.
TRILHA SONORA ORIGINAL | Ramiro Murilo
VOZ EM OFF | Larissa Salgado
TEXTO | Trecho do livro “A Poética do Espaço” de Gaston Bachelard
CAPTAÇÃO DE VOZ | Pablo Salgado
PRODUÇÃO | Mariana Pessoa