POÉTICAS DA CASA | DO PORÃO AO SÓTÃO, ENTRE CÔMODOS E INCÔMODOS
FAIXA ETÁRIA | 18 A 60 ANOS

Como atividade pertencente ao projeto “Cidade Temporal”, a residência se iniciou em maio de 2020, em meio a um momento turbulento em que estávamos descobrindo os primeiros impactos da pandemia da Covid-19 e nos adaptando às restrições de um isolamento social. Por isso, em parceria de criação, os residentes criadores e os integrantes da Cia foram investigando a cada encontro formas de comunicação criativa no meio virtual, para traçar relações poéticas a partir da escuta do corpo e dos espaços cotidianos da casa. Assim, encontramos nossas casas, casas-corpos dando vazão criativa e vital para este momento de incertezas. Em meio a uma grande riqueza de imagens poéticas, descobrimos múltiplos universos subjetivos e suas relações com suas moradas. O espaço da casa nos atravessou e se tornou toda uma cidade interior, que aos poucos se revelava entre seus cômodos e incômodos, entre o porão e o sótão. Buscamos inspiração nas reflexões de Gaston Bachelard em seu livro “A Poética do Espaço”, abordando a materialidade do imaginário, redescobrindo o espaço de nossa casa para além de seu uso cotidiano, permitindo-nos povoá-la de devaneios e imagens fantásticas. A produção em vídeo realizada durante a residência, deu origem a série de videodanças “Poéticas da Casa”, dividida em cinco episódios: 1. O Porão;

2. Entre Cômodos e Incômodos; 3. Respiro; 4. Dos Limites; 5. Devaneios do Sótão.
 

VIDEODANÇA "POÉTICAS DA CASA"

 

Em uma jornada do porão ao sótão, o videodança, dividido em cinco episódios, toma a casa como protagonista ao desvelar, através do gesto e da dança, suas camadas, partindo do seu inconsciente, seus lados sombrios e esquecidos, suas entranhas, passando pelo cotidiano repetitivo, suas portas, passagens, cômodos e incômodos, extrapolando seus limites no encontro com a natureza e a cidade, e culminando na vivência de uma casa onírica, construída através de nossos devaneios. 

FICHA TÉCNICA

COORDENAÇÃO DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA | Laila Padovan

DIREÇÃO DO VIDEODANÇA |  Laila Padovan e Mariana Sucupira

EDIÇÃO DO VIDEODANÇA | Mariana Sucupira

NÚCLEO ARTÍSTICO | Alex Ratton, Ciro Godoy, Clara Gouvea, Laila Padovan e Larissa Salgado

RESIDENTES CRIADORES | Ana Garbuio, Andrea Lomardo, Andrea Vasconcelos, Barbara Ivo, Barbara Serafim, Belister Paulino, Bruna Amano, Caio Zanuto, Carolina Camargos, Catharina Glória, Daniele Laje, David Nery, Eduardo Bordinhon, Elinaide Alves, Isadora Lobo, Izabel Martinelli, Janaína Rosalen, Jonas Hory, Julia Lara Lima, Juliana Tarumoto, Laís Rosa, Leonardo Crochik, Luz Francisco de Barros, Mar Mendes, Maria Júlia Kaiser, Mariana Balsalobre, Mariana Facanali, Marianna Perna, Marília Persoli, Monica Yumi, Paulo Carpino, Renata Carvalho, Renato Teixeira, Victor Ferrari, Victor Isidro, William Raphael.

TRILHA SONORA ORIGINAL |  Ramiro Murilo

VOZ EM OFF | Larissa Salgado

TEXTO | Trecho do livro “A Poética do Espaço” de Gaston Bachelard

CAPTAÇÃO DE VOZ | Pablo Salgado

PRODUÇÃO | Mariana Pessoa