CURSOS E RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
CLARA GOUVÊA
INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Dentro e fora do núcleo pesquisa dança contemporânea, com foco na improvisação, na composição coreográfica, e no contato improvisação. Mestranda em Artes Cênicas pelo IA/Unesp – SP. Bacharel e licenciada em dança pela Unicamp. Em janeiro de 2005 realizou uma residência no Coletivo La Vitrina em Santiago do Chile. Foi em 2005 no Estúdio Nova Dança que começou a profundar-se na linguagem da improvisação. Atualmente também participa como artista convidada da Balangandança Cia, onde pesquisa dança contemporânea para crianças, nos espetáculos Brincos & Folias, Dança em Jogo, álbum das figurinhas, Ninhos e Presente! feito da gente. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação do espetáculo Um corpo que não aguenta mais (2007). Em 2008 e 2011 trabalhou como intérprete criadora dos espetáculos Oversized e Attikotti sob direção de Alice K, inspirado no trabalho da coreógrafa e bailarina Anzu Furukawa. É intérprete-criadora do espetáculo O que resta de quatro do Núcleo Cinematográfico de Dança (2010/ 2012). E foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PROJETOS E ESPETÁCULOS
CAROLINA CALLEGARO | INTÉRPRETE CRIADORA
é integrante fundadora da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Seus principais interesses como pesquisadora da dança são a Improvisação, pensada como estratégia de composição dramatúrgica do corpo e da cena, e o Contato Improvisação, técnica que começou a estudar em 2005, no Estúdio Nova Dança. Antes disso, se graduou no bacharelado e na licenciatura em dança na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação da peça Um corpo que não aguenta mais (2007); foi bailarina e criadora da Cia. Perdida, dirigida por Juliana Moraes, de 2008 a 2013, onde atuou em Peças curtas para desesquecer (2012) e (depois de) Antes da Queda (2008); e foi criadora-intérprete de Jardim de rosas mudas (2007), dirigida por Gisele Petty.
PUNTEAR PESQUISA
PUNTEAR PESQUISA
O projeto Puntear/Pesquisa foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2006. Neste primeiro projeto do grupo, a pesquisa do vocabulário corporal e musical partiu das memórias de cada intérprete criador.
O cia. buscou inspiração nas reflexões, de Rilke em seu livro “Cartas a um jovem poeta”, no qual este dá “conselhos” a um jovem escritor em seus primeiros passos na criação, e também no fenomenólogo Gaston Bachelard em seu livro “ A Poética do Espaço”, um estudo sobre a imaginação poética e criadora em relação aos espaços, principalmente a casa como metáfora.
“Evite de início as formas usuais e demasiado comuns…eis porque deve fugir dos motivos gerais para aqueles que a sua própria existência cotidiana lhe oferece; relate suas mágoas e seus desejos, seus pensamentos passageiros, sua fé me qualquer beleza…utilize, para se exprimir, as coisas de seu ambiente, as imagens de seus sonhos e os objetos de suas lembranças.”
No processo de criação levantou-se um compendio diversos dos materiais das memórias: objetos, registros, cadernos, vídeos, fotos, relatos de fatos da infância, etc. Depois deste início de pesquisa sobre os registros e memórias no corpo, que trabalhamos em sala de ensaio, num segundo momento, visitamos as cidades e os espaços que alojavam estas memórias, e assim, a casa, a rua, a escola, a praça constituíram territórios de investigação na dança e na música. Na última etapa do projeto, realizamos algumas intervenções nas cidades das memórias – São Paulo, Santos, Piracicaba e Orlândia – colocando os repertórios corporais e musicais em relação aos próprios espaços. A pesquisa foi toda registrada em vídeo.
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO | Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros
DIREÇÃO | Alex Ratton
DIREÇÃO MUSICAL | Débora Marcussi
INTÉRPRETES_CRIADORES | Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa,
Débora Marcussi, Laila Padovan e Samarone Gonçalves
VIDEOMAKER | Mariana Sucupira